VIOLÊNCIA



Nos últimos anos, a sociedade brasileira se viu obrigada a conviver com uma triste realidade,ser umas das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc...
A pergunta é como descobrir as causas que originam este sentimento tão funesto e o que fazer para combate-lo? e porque esses índices aumentaram tanto no Brasil nos últimos anos. Onde estaria a raiz do problema?Os pontos de vistas sobre as causas da violencias são os mais diversos alguns sociólogos apontam a pobreza como causa,e o descaso do governo ao oferecer um seviço publico de melhor qualidade para a população mais pobre;“A pobreza não é causa da violência. Mas quando aliada
à dificuldade dos governos em oferecer melhor distribuição dos serviços públicos torna os bairros mais pobres mais .”atraentes para a criminalidade e a ilegalidade"
Mas outros vão muito além ,desta visão simplista acham que A verdadeira causa da violência é inerente á segunda natureza do ser humano no subconsciente do seu universo psíquico, denominada por Freud de Ego. Ninguém pode saber das reais causas da violência, sem conhecer e compreender os mecanismos do Ego.
Infelizmente todo o conjunto da sociedade tem usado ferramentas erradas e conceitos errados na hora de entender o que é causa da violencia e o que é consequencia.Portanto, não adianta super-armar a segurança pública, lhes entregando armas de guerra para repressão policial se a “doença” causadora não for identificada e combatida. O ser humano não comete violência sem motivo. Existe a todo momento um conjunto de ações que estimulam a violencia entre os homens. No entanto,Não lançamos mão de ferramentas eficazes que neutralizam estas ações,garantindo assim a continuidade desse quadro assustador, caso contrário não haveria violência.
Se fizermos uma pesquisa sôbre as causas onde acontecem manifestações de violencia vamos observar frequentemente desrespeito grotesco contra o nosso semelhante,a prepotencia que é a tõnica dessa sociedade,as crises emocionais e de fúria causadas por frustrações ,fracassos,inveja, porfias,taições etc.
a violencia acontece inevitavelmente como uma tentativa de corrigir o que o diálogo não foi capaz de resolver.poderíamos ficar dias escrevendo sobre este tema,mais jamais chegaríamos ao antídoto contra o ódio ,contra o egoísmo,a altivez e prepotêcia humana se não falássemos no amor de DEUS .Vivemos num ambiente onde tudo gira em torno da violencia ,a midia ,os esportes ,o cinema etc.Somos submetidos durante toda a nossa vida a fatos e acontecimentos que nos estimulam a usar a violencia;ainda mais quando isto se associa ao perfil dos homens da nossa época que são petulantes amantes de si mesmos altivos e arrogantes ,pela falta de amor ao semelhante ,pelo fato de toda a humanidade estar andando na contra mão de tudo aquilo que Jesus Cristo nos ensinou dizendo:Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. ,mas os homens estão tão insensíveis diante da possibilidade da existencia de um Deus que seguem em frente cada vez mais egoísta mais materialistas,cumprindo o que está escrito:E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. È óbvio que a falta de amor entre as pessoas leva ao descaso umas pelas outras,estabelecendo assim um clima terrível de cada um pra si,um salve se quem puder no meio de uma geração perversa e corrompida.Não há outra saída,"o único medicamento eficaz contra essa endemia espiritual da violencia é o Amor de Deus no coração dos homens.
A esse respeito disse Jesus: "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo"
Qual é a saída? Será que o ser humano tem como se livrar do pecado e suas conseqüências? Há alguma força dentro do ser humano que pode mudar esta situação? Não. O homem já provou através dos séculos que ele não é capaz de vencer o pecado. Assim Deus, em Seu grande amor, nos apresenta o caminho para a verdadeira solução através de Seu filho Jesus Cristo. E Ele afirma em João 3,16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Claramente Deus nos mostra que há uma saída. Sim, há a possibilidade de nós não sermos dominados pelo pecado. Jesus, através de Sua morte na cruz, venceu o pecado. O problema consiste em que nós não aceitamos a solução que Deus nos apresenta. Agimos como uma pessoa que é aconselhada, pelo seu médico, a tomar certo remédio para ser curado mas “ignora” o conselho e por fim chega a morrer,a Igreja nestes dias maus tem a díficil missão de correr contra o tempo e REMIR O TEMPO PORQUE OS DIAS SÃO MAUS ,anunciando o amor de DEUS ,como básamo curativo a uma sociedade que ,por afastar do seu criador tem sofrido grande dores.
Pr.marcelo Benjamin






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

casavam e davam -se em casamento

Seis Coisas Impossíveis

Ditadura outra vez não