Satanás e a mente humana


Ao criar o homem Deus deixou claro,através da palavra revelada escrita que o criaria,segundo a sua imagem e a sua semelhança ,ou seja o homem è uma projeção do caráter de Deus,possuindo atributos inerentes á sua pessoa e nisto se destaca a inteligencia sem a qual seria impossível a interação ,a comunicação ou seja a relação homem-Deus e Deus-homem.O homem sendo possuidor dessa natureza racional e tambem espiritual traz consigo a percepção das coisas que o rodeiam tanto no mundo físico visível e também no espiritual invisível.È um ser moral ,tem dominio sobre seus istintos,dotado de livre arbítrio ,conhecedor do bem e do mal.Embora o homem tenha sido criado com todas estas caracteristicas espetaculares,a malignidade ,ou seja o lado sombrio produzido pelo pecado o faz suceptível a sugestões e influencias exercidas por seres espiriuais da maldade(demonios)diretamente ou indiretamente na parte central do seu ser,onde são processados ,desejos ,decisões,sonhos,crenças e ambições a saber a sua mente.



Estratégias de Atuação de satanás e seus demonios

A maior e mais importante estratégia de satanás consiste em impedir o homem de conhecer ,de experimentar a verdadeira glória e poder do evangelho libertador de JESUS CRISTO-conforme II Cor 4:4
"No qual o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos,para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo,que é a imagem de Deus".
usando todo tipo de artificio satanás e seus enviados tentam distanciar o homem de qualquer possibilidade que o tire deste estado de ignorancia espiritual,seduzindo o com ensinamentos atraentes e sofisticados(falsos),afastando cada vez mais o homem da verdade e mais,satanás trabalha incessantemente para provar a sua própria inexistencia;fazendo com que as pessoas se tornem presas faceis,pois quem não existe não se teme.



Armas usadas nesta estratégia

A mentiratem sido a arma poderosa para manipular a mente humana,a mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus,a bíblia diz do mentiroso: Pois eles Mudaram a verdade de Deus em mentira.Portanto a mentira se estende por toda a história da humanidade e todo esse mal emana de satanás e seus agentes.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvido a espíritos enganadores e a doutrina de demônios;pela hipocrisia de homens que falam mentira,tendo cauterizado a sua própria consciência.(I Tim 4:1-2)
Hoje é comum ouvir em alto e bom tom que :Todos caminhos levam a Deus,que todas as religiões são boas,que Deus nâo existe ,que o diabo não existe,enfim conceitos humanos evidenciados por inpirações diabólicas cujo único objetivo é neutralizar ,ridicularizar a palavra de Deus.

Existem milhares de pessoas aprisionadas ás práticas que são abomináveis a Deus tais como toda sorte de misticismo,magia sincretismo religioso,feitiçaria,consulta aos mortos ,rituais satânicos Horóscpos,espiritismo idolatria e etc ,o que confere a satanás o controle da mente daqueles que a tais práticas se sujeitam.


Interfere e perturba a mente humana para que não haja penetração da palavra em seus corações

E os que estão junto do caminho são os que ouvem;depois vem o diabo e tira-lhes do coração(mente)a palavra para que não se salvem crendo.
Fazem parte deste grupo de pessoas os que abrem seus corações para ensinamentos estranhos á palavra,ou aqueles que a desprezam,e por conseguinte são facilmente manipulados por satanás e seus demonios,no sentido de pisar a boa semente impedindo a sua germinação.


Exerce dominio sobre a mente humana quando homem se encontra sob o efeito de drogas ou àlcool

As drogas produzem no indivíduo sintomas psíquicos que compreendem um vasto quadro de ilusões levando as pessoas a sentirem que voam como pássaros ,a pularem dos edificios ,a cometerem homicidios ,a se tornarem violentos contra seu pais e familiares.Neste quadro de completo descontrole mental satanás sugestiona estes usuários a cometerem toda sorte de perversidades para as quais a nossa sociedade tem se portado com grande perplexidade.

Para nossa certeza de que satanás tem poder para fazer o homem sem a direção de Deus,cometer coisas horríveis recorremos a um texto registrado em I Cronicas 21:1

Então satanás se levantou contra Israel,e incitou Davi a numerar Israel.

No momento em que Davi deu lugar a sua vaidade e soberba satanás sentiu que ele(Davi) se tornara totalmente vunerável e lhe sugeriu que fizesse algo inaceitável aos olhos de de Deus e que naquela oportunidade provocou a morte de 70.000 homens.

Possivelmente Davi não estava sobre o efeito de drogas ou bebida quando cometeu este desvario ,não sabemos mas estava seguramente sobre o efeito da droga da desobediencia ,da soberba e do orgulho.

Dominam tambem a mente humana através da possessão

Existem pessoas que deliberadamente se prestam a ser possuidas por espíritos malignos
e tem suas mentes totalmentes controladas por eles,perdendo sua identidade,e também perdendo a autoridade e o controle sobre si mesmos, como podemos também comprovar através de inúmeros textos bíblicos,e um deles é MT 8:28

E,tendo chegado á outra banda,á província dos Gergesenos,saíram-lhe ao encontro dois endemoniados vindo dos sepulcros;tão ferozes eram que ninguém podia podia passar por aquele caminho.

Muitas pessoas que se expuseram tanto e tão profundamente em práticas demoníacas,que mesmo desejando abandona-las,não conseguem se desprender senão com a ajuda de pessoas que tem esse ministério específico,com jejum e muita oração.

"Mas esta casta de demonio não se expulsa senão pela oração e pelo jejum" Mt 17:21

Nos casos de possessão os demonios agem sem piedade levando o homem ao nível mais baixo da humilhação,habitando em legiões até desgraça-lo por completo.


Os demonios agem explorando o lado religioso dos homens


Os seres humanos são normalmente orgulhosos procuram satifazer sua religiosidade onde não tenham que renunciar aos seus prazeres e suas vaidades portanto são facilmente seduzidos a experimentar fenomenos do ocultismo e do espiritismo e passam a pensar que a verdade se esconde em reencarnações sucessivas,experiencias exotéricas e experimentos nebulosos,e acabam com suas mente perturbadas,doenças psíquicas,depressões ,desejos suicidas e todo tipo de infortúnio.

Tentam o homem á imoralidade e a lascívia

Estamos diante de uma sociedade totalmente afundada num apelo sexual sem precedentes os jornais ,a televisão,enfim todos os meios de comunicação se dobraram diante desse mal,milhares de jovens se engravidam na adolecencia,a apologia a homosexualidade é escancarada,e os relacionamentos sexuais tem acontecido muito precocimente entre nossos jovens.
Paulo adverte os irmão da igreja de Corintios sobre este perigo da persuasão demoniaca escrevendo:"Não vos defraudeis uns aos outros,senão por consentimento mútuo por algum tempo;para vos aplicardes a oração,e depois ajuntai-vos outra vez,para que satanás não vos tente pela vossa incontinencia".

A palavra nos ensina também a necessidade de uma rígida vigilancia na área sexual,pois não devemos permitir que a nossa mente seja manchada pela exposição de tanta pornografia e sensualidade.

É fato que satanás procura nos atingir nos momentos em que nos mostramos frágeis,descuidados,ingenuos e sonolentos.

Do apóstolo Paulo temos o seguinte conselho:"Tomando sobre tudo o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno"

Em Tiago lemos"Sujeitai-vos a Deus ,resisti ao diabo ,e ele fugirá de
vós"


em I João também lemos :"Filhinho,sois de Deus,e já o tendes vencido;porque maior é o que está em vós do que está no mundo"

A missão mais nobre e urgente da igreja é fazer com que o mundo conheça este grande perigo .tirar as escamas que impedem os homens de ver o verdade que liberta.

"ao servo do senhor não convém contender,mas sim ser manso para com todos,apto para ensinar,sofredor.Instruindo com mansidão os que resistem,a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.E tornarem a despertar,desprendendo-se dos laços do diabo,em que á vontade dele estão presos."

Conclusão

Num dá mais prá adiar ,chegamos ao momento crucial onde a igreja do senhor tem tomar uma atitude de obediencia a palavra pois o próprio senhor da seara disse:

"Portanto ide ensinai todas a s nações,batizando-as em nome do pai do Filho e do Espírito Santo.Ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado,e eis que estou convosco,todos os dias ,até a consumação dos
séculos".


Mãos no arado


Pr. Marcelo Benjamin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

casavam e davam -se em casamento

Seis Coisas Impossíveis

Ditadura outra vez não